Atualmente, devido ao avanço da tecnologia, os instrumentos musicais digitais contam com uma infinidade de recursos, opções, características e funções que podem facilitar em muito o aprendizado, desenvolvimento e performance musical.
Tendo seu som baseado em amostras, uma ampla gama de sons, como órgão, flauta e cravo podem ser realisticamente recriadas pelo sistema dos pianos digitais, porem o principal componente de um bom piano digital, quando consideramos sua utilidade para o desenvolvimento da técnica, habilidade e treino, certamento estamos falando da sensibilidade de seu teclado.
Os melhores pianos digitais tem teclas com peso e funcionamento semelhantes as teclas de um piano acústico, além de sensores que detectam a velocidade e intensidade com que você toca as teclas. Quando você aperta as teclas do piano, a intensidade do som produzido considera o quão forte você toca as teclas e responde com a potencia equivalente.
Pianos digitais podem propiciar uma experiência muito semelhante a tocar piano acústico. Apesar usar sons gravados ou amostrados digitalmente ao invés de uma combinação de notas e cordas para a formação de acordes, um bom piano com um bom sistema de combinação e amostra sonora pode ser bastante realista.
Principais recursos do piano digital
O piano de modelo digital é bem mais barato que um piano acústico com preços a partir de R$ 1.500,00 para um piano digital Fênix ou Stewart, até R$ 20.000,00 para um piano Yamaha.
Os pianos digitais tem a vantagem de peso e tamanho reduzidos o que os torna portáteis ou de fácil locomoção.
Um modelo portátil típico pesa aproximadamente 20 quilos, enquanto que um piano acústico pesa mais de 200 quilos. É possível ainda desmontar alguns dos principais componentes de modo que possa caber em um carro com mais facilidade.
Nestes instrumentos, diferentemente do que ocore com os pianos acústicos, não é preciso de afinação, como o sistema se baseia em uma série de sons gravados, o piano elétrico, eletrônico ou digital não desafina.
Sistema sonoro
Se você não gosta de incomodar os outros ou tem certa vergonha de estudar piano na frente de outras pessoas, o piano digital geralmente oferece saída para fones de ouvido ou controle de volume o que permite que você toque a hora que quiser e aonde quiser sem incomodar ninguém.
A conectividade dos pianos digitais com certeza é uma grande vantagem, com interfaces MIDI, USB e ainda por cartões de memória, permite que o piano se ligue com outro dispositivo eletrônico musical, tais como software de computador ou um sintetizador, para expandir os recursos de piano e usar para gravações e shows sem a necessidade de microfones.
É importante considerar cuidadosamente quais são suas necessidades antes de comprar seu piano.
Um bom piano digital deve ser projetado ergonomicamente para as necessidades do pianista. Como resultado, o painel de controle deve ser simples e fácil de entender. Importante, os controles não devem interferir com a reprodução do piano.
Algumas pessoas, principalmente músicos profissionais e estúdios de gravação podem precisar de um bom piano digital com uma infinidade de recursos extras.
Usar o seu piano digital para o estudo e treino em sua casa faz valer a pena investir em fones de ouvido, verifique ainda se ele vem com um banquinho.
Saiba mais em: http://www.pianoworld.com/