Sequência ao guia de compra de teclado parte 1. Vamos agora nos aprofundar em algumas caraterísticas sonoras e de recursos eletrônicos presentes nos mais variados modelos.
Os recursos conhecidos como estilos musicais ou vozes presentes nos teclados eletrônicos são uma das principais atrações de um arranjador.
Os teclados arranjadores são chamados assim justamente por causa da variedade em estilos musicais e também porque permite criar arranjos interessantes e úteis com o uso de botões como Record (gravar), Start (iniciar), Stop (parar), Intro, Ending (riff de final) e Fill-ins (riff de entrada).
Estes recursos permitem aos usuários a adição de variações aos estilos musicais padrões pré configurados oferecendo ao tecladista a possibilidade de personalização de seu instrumento e performance.
Recursos do teclado
Um dos recursos mais interessantes e úteis presente na maioria dos teclados são os acompanhamentos pré programados ou editáveis, este sistema atua como um 2.o ou 3.o instrumento que acompanha automaticamente sua performance.
De forma resumida podemos dizer que este instrumento completa sua música, enquanto você toca a parte do solo por exemplo, o teclado de forma automática faz o acompanhamento.
Os acompanhamentos, tambem conhecidos como estilos, permitem que você se concentre na sua parte da música enquanto o sistema do se responsabiliza pelas demais partes e instrumentos envolvidos na música.
Os teclados arranjadores mais avançados vem com centenas de sons de alta qualidade, estilos, acompanhamentos e efeitos sonoros pré configurados alem da possibilidade de edição e gravação de novos estilos e acompanhamentos, desta forma você pode criar, editar e gravar um ou mais acompanhamentos e depois reproduzir suas gravações, de forma semelhante à um playback, conforme suas necessidades durante uma apresentação ou estudo.
Sistema de auto falantes de um teclado 
A grande maioria dos teclados à venda no mercado possuem auto falantes de pequeno porte e capacidade devido à seu preceito básico de portabilidade, desta forma, para apresentações de médio ou grande porte os falantes de um teclado são de pouca utilidade sendo úteis apenas para o uso doméstico ou em ambientes pequenos.
Para solucionar o problema de falta de potência dos auto falantes embutidos, praticamente qualquer um deles conta com saídas de midi ou linha para a conexão de auto falantes, amplificadores e caixas acústicas externas.
Para mais informações acesse: http://www.keyboardmag.com/