Teoricamente se você esta visitando nosso site deve ser por que você provavelmente quer comprar um piano digital mas não sabe exatamente o que procurar e perguntar antes de investir em um produto com tantas opções, recursos e variedade de preços.
Neste guia você encontra informações iniciais e basicas para ajudar e facilitar sua decisão sobre como proceder para encontrar o piano mais adequado a sua necessidade.
Primeiramente, devemos nos atentar ao fato de que os critérios para avaliação e compra de pianos digitais são muito diferentes dos critérios da avaliação para o compra de um piano acústico.
As bases de comparação usadas para avaliar se um piano acústico é bom ou não são praticamente inúteis se utilizadas para avaliar um piano digital, portanto, se você tem experiência com pianos acústicos simplesmente ignore fatores como o material e tamanho da tábua harmônica, extensão das cordas, prazo entre as afinações e regularidade de manutenção e regulagem.
Um piano digital não tem cordas, tábua harmônica e não precisa passar por afinações e regulagens periódicas uma vez que o som é produzido por sistemas digitais e eletrônicos. Na sequência, enumeramos alguns fatores aos quais você precisa se atentar enquanto estiver avaliando e comparando os modelos de pianos digitais.
Como acontece praticamente com qualquer tipo de produto, no mercado dos pianos digitais a marca desempenha um papel importante diretamente relacionado ao preço e qualidade.
Um produto de marca afamada geralmente é de melhor qualidade, apresenta menos defeitos e uma menor depreciação que um produto de marca desconhecida, como por exemplo podemos citar o que acontece no mercado de automóveis, algumas marcas são sinônimos de qualidade, requinte e sofisticação enquanto outras marcas tem como principal o baixo custo e consequente menor qualidade.
Mais informações acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_piano
Marca do piano digital
Com o mercado de pianos digitais é mais ou menos a mesma coisa, se você comprar um piano digital Yamaha ou Roland certamente você pagara mais caro e terá um produto de mais qualidade quando comparado aos concorrentes de menos nome e menor valor. As marcas mais conhecidas e afamadas por sua qualidade e durabilidade são as marcas, Yamaha, Kaway, Roland e Casio.
Sensibilidade do teclado e mecanismo do piano digital
Um piano de bom toque e sensibilidade é aquele que faz você acreditar que esta tocando em um piano acústico. As teclas devem ter peso semelhante ao peso do teclado de um piano acústico e ainda responder de formas diferentes conforme a intensidade de toque exatamente como seria em um piano real. Na verdade, exatamente é um conceito bastante forte pois a grande maioria dos pianos digitais não respondem exatamente como um acústico mas devemos procurar aqueles que mais se assemelhem ao teclado de um piano real.
Sonoridade
O seu piano digital precisa parecer e soar com um piano real, caso contrário é apenas um brinquedo. Ele não só precisa ter o toque e sensibilidade semelhantes ao toque e sensibilidade do teclado de um piano tradicional mas deve ainda soar como um. Por exemplo podemos citar a a localização do som, notas graves teclas devem produzir um som nos alto-falantes esquerdos, notas agudas baixas devem ser ouvidos nos alto-falantes direitos enquanto as notas médias devem ser ouvidas em ambos os alto-falantes.
Além disso, é importante verificar a polifonia sonora do piano digital, isto se refere a quantidade de notas que um piano digital pode executar de uma só vez. No piano acústico você tocar e ouvir quantas notas você quiser ou conseguir tocar porem nos pianos digitais é diferente, cada som usa um canal e é por isso que a polifonia é muito importante. Pianos de polifonia baixa podem executar no máximo de 10 a 15 notas ao mesmo tempo, por isso procure pianos digitais de maior polifonia.
Presença e funcionamento dos pedais
Para pianistas avançados um bom sistema de pedais no piano digital é fundamental, pedais que apenas ligam ou desligam recursos não são aconselháveis pois limitam em muito o uso dos mesmos anulando a possibilidade de uso de ½ pedal e técnicas avançadas que permitem adicionar personalidade e individualidade a suas interpretações. Vale lembrar que para inciantes este fator pode ser desconsiderado pois as técnicas de pedais são recursos utilizados somente por pianistas de nível bastante avançado.
Como dito no próprio nome do guia, este é um guia básico para compra de piano digital e sua função principal é servir como ponto de partida para avaliar fatores básicos dos produtos.